CTB

CTB

quarta-feira, 23 de junho de 2010

JUSTIFICAÇÃO:
A partir de textos dos currículos escolares desenvolver com os participantes uma metodologia de abordagem à interpretação dos sentidos do texto e à descoberta do prazer de LER.

OBJECTIVOS:
Sensibilizar os alunos e professores para o exercício de "contar e ouvir contar, histórias". Sensibilizar os participantes, através da experimentação do LER, a assumirem a Palavra e os Sentidos do texto, a partir de aproximações à sua própria memória e realidade. Estimular a capacidade de análise interpretativa, a partir das questões que o texto sempre levanta. Potenciar a capacidade reflectiva e de afirmação pessoal a partir das ideias.

DESCRIÇÃO:
Melhorar as capacidades de leitura e de interpretação do texto. Aprender a descobrir as capacidades de leitura interpretativa. Implicar a memória e a experiência sobre o real, na interpretação do texto clássico. Melhorar as capacidades de comunicação a partir da verbalização da Palavra. A noção do Outro na comunicação interpretativa do texto.


COORDENADORES:
Ana Bustorff
Actriz de teatro, cinema e televisão, Ana Bustorff estreou-se em 1977 na Seiva Trupe e foi co-fundadora da Companhia de Teatro de Braga, tendo já participado em mais de 40 peças de teatro. Na televisão, onde trabalha regularmente em séries e telenovelas, integrou recentemente o elenco da série "Equador" e “Um lugar para viver”. Os seus trabalhos mais recentes no cinema, onde se estreou em 1978, foram "Alice", de Marco Martins e "O Crime do Padre Amaro", de Carlos Coelho da Silva. Foi por três vezes vencedora do Globo de ouro na categoria de melhor actriz de cinema.

Jaime Soares
Licenciado em Filosofia e mestre em Ciências da Educação, é também actor formado pela Seiva Trupe e formador acreditado de expressão dramática. Foi professor de Filosofia no ensino secundário e, desde 1994, tem trabalhado como actor profissional. Faz parte do elenco permanente da CTB desde 1998. Em paralelo, tem orientado diversas acções de formação na área da expressão dramática.

Rui Madeira
Actor desde 1975. Encenador desde 1981.
Em 1980 funda no Porto, com outros elementos, a CENA, desde 1984 designada Companhia de Teatro de Braga.
É desde 1988, administrador do Teatro Circo. Participou como actor em mais de 90 espectáculos e encenou cerca de 30 espectáculos na CTB e fora.
Foi presidente do Secretariado Organizador do 1º FITEI. Foi presidente do Secretariado da ATADT – Associação Técnica e Artística da Descentralização Teatral, em 1983/84, estrutura que englobava as 12 companhias da descentralização.
Participa regularmente como docente em acções de formação teatral.
Participa regularmente como actor em cinema e televisão.
A convite do Ministério da Cultura, em 1996, integrou um grupo de trabalho para analisar a situação do Teatro em Portugal.
Foi membro do Conselho de Administração da Associação Internacional “ Villes et Cinemas en Europe”.
É membro da direcção da Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral entre países de expressão oficial portuguesa.
É presidente do Conselho de Administração da Fundação Cultural Bracara Augusta, que tem como instituições curadoras, a Câmara Municipal de Braga, A Universidade do Minho, A Universidade Católica em Braga e o Cabido da Sé.


DATA DE INÍCIO:
12 de Julho


DURAÇÃO:
15 Dias


PÚBLICO-ALVO:
Comunidade escolar


NÚMERO DE PARTICIPANTES:
15 a 20 participantes